BRAZIL NIL NEWS

Ícone

News from Brazil

Morre o ator comediante Ankito

Março 30, 2009 by Nilnews

Morreu nesta segunda-feira o comediante Ankito, um dos grandes nomes do período do cinema brasileiro conhecido como chanchada. O ator paulista tinha 85 anos e perdeu a batalha que travava contra um câncer no pulmão. O enterro acontece nesta terça-feira, às 11h, no Cemitério do Catumbi, no Rio.

Nascido Anchizes Pinto em São Paulo no dia 26 de fevereiro de 1924, Ankito tinha o circo nas veias. Seu pai era o palhaço Faísca. O tio, o palhaço Piolim. Aos 7 anos, não teve jeito, e o menino estreava no circo, no perigoso globo da morte.

Com a experiência no circo, aos 18 anos, Ankito passou a participar de shows, como acrobata, no Cassino da Urca. Numa noite, o ator principal não pôde comparecer e Ankito acabou o substituindo por acaso. Fez muito sucesso e acabou permancendo no elenco principal da montagem.

No fim dos anos 40 e já com carreira consolidada no teatro, ele contracenou com Grande Otelo no show “Bahia mortal”.

Em 1952, Ankito foi convidado para estrear no cinema. De início seria apenas uma pequena participação em três dias de filmagem de “É fogo na roupa”, mas, como sempre, ele roubou a cena, e acabou ganhando uma participação maior no projeto, rodando 39 dias, e faturando o primeiro lugar nos créditos do longa-metragem.

Ao todo, Ankito protagonizou 56 filmes, todos sucesso de bilheteria, como “Três recutas”, “Marujo por acaso”, “Rei do movimento”, “O grande pintor”, “Angu de caroço”, e “Metido a bacana”, onde a dupla Ankito e Grande Otelo apareceu pela primeira vez no cinema, numa parceria de sucesso.

Sua carreira na TV é marcada por programas humorísticos. Trabalhou nas redes Tupi, Record, Bandeirantes e Globo. Na emissora do Jardim Botânico, além de participações nos programas de humor, ele atuou nas novelas “Gina”, com Christiane Torloni; “Marina”, com Edson Celulari, “A sucessora”, de Manoel Carlos, e “Alma gêmea”, como o personagem Falecido, em 2005. Um ano depois, ele fez sua última aparição na TV, uma participação na série “Carga pesada” como Ivanildo no episódio “Mata o véio, mata!”.

OGlobo

Eliana condenada a indenizar Cid Moreira

Março 30, 2009 by Nilnews

A Rede Record de Televisão e a apresentadora Eliana, do programa “Tudo é Possível”, foram condenadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) a indenizar o jornalista Cid Moreira, da TV Globo. A medida confirma a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Em 23 de outubro de 2005, Eliana exibiu no programa um boneco de espuma cujas feições lembravam as do locutor e manipulado por um ventríloquo que imitava a voz de Moreira. Na atração, o boneco disse frases como “quero tocá-la” e “se quiser, vem aqui”, além de fazer “gestos” com os dedos, com referência aos seios de uma modelo, quando dizia “vejo dois milhões”.

A apresentadora disse, no quadro, expressões como “está surtando o véio”. Eliana e a emissora deverão pagar ao jornalista R$ 60 mil por danos morais e mais R$ 60 mil por uso indevido da imagem.

Em sua defesa, a artista alegou que não poderia ser condenada por uso indevido da imagem porque executou uma paródia – permitida pela legislação. Ela também pediu um valor de indenização menor, mas o desembargador Vasco Della Giustina entendeu que o valor não é exagerado ou desproporcional e discordou de suas justificativas. Os condenados ainda podem recorrer da decisão.

Portal Imprensa

TAM amplia acordo com a uruguaia Pluna

Março 30, 2009 by Nilnews

A TAM informou hoje que expandiu o acordo de compartilhamento de voos com a companhia aérea uruguaia Pluna, com a participação da TAM Airlines, sediada em Assunção, Paraguai.

O acordo foi aprovado pelas autoridades dos três países. A operação – que vai ser implementada a partir de 1º de abril – consiste no compartilhamento de voos diários operados pela TAM e pela Pluna entre São Paulo e Montevidéu, além de uma frequência diária que liga Assunção a Montevidéu, por meio da Pluna.

A parceria possibilita oferecer aos clientes na rota entre São Paulo e Montevidéu, a operação da TAM e da Pluna. Com isso serão três frenquências diárias neste trecho. Já na rota que liga as capitais do Uruguai e Paraguai, os passageiros da TAM Airlines poderão voar pela Pluna.

InvestNews

Estudo desmente inchaço na máquina pública

Março 30, 2009 by Nilnews

Uma pesquisa sobre emprego público, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), chegou a uma conclusão surpreendente: a máquina pública brasileira não está inchada. Comparada à de países desenvolvidos e com os da América Latina, a proporção de servidores públicos na faixa da população economicamente ativa é uma das menores (10,7%), segundo dados computados em 2005.

Em países como Dinamarca e Suécia, mais de 30% dos ocupados estão trabalhando para o estado. Em outros que têm o setor privado como alicerce, caso dos Estados Unidos, o percentual é de 14,8%, também usando dados de 2005.

O pesquisador Fernando Augusto de Mattos, observa que a adoção do Estado de Bem-Estar Social por vários países europeus no período pós-Segunda Guerra Mundial fez com que o setor público passasse a ter um peso significativo na promoção do emprego e da qualidade de vida da população. A necessidade de políticas sociais universalistas fez a participação dos empregos públicos crescer mais nos países desenvolvidos do que nos subdesenvolvidos.

Na América Latina, onde a realidade social se assemelha à nacional, o Brasil está em 8º lugar de acordo com dados de 2006 da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Na Argentina, essa relação é de 16,2%; no Paraguai, 13,4%, e no Panamá, primeiro colocado da lista, 17,8%. O processo de democratização recente também pesa na estrutura, comenta o pesquisador. O levantamento leva em consideração todos os trabalhadores empregados pelo Estado em um sentido mais amplo, incluindo administração direta, indireta e estatais de todo tipo.

Clic abaixo e leia matéria completa

Estudo desmente inchaço na máquina pública

LETíCIA NOBRE/ Correio Braziliense

Tags: , ,
Postado em America Latina, Economia, Emprego, Governo

Anúncios

Arquivado em:Allgemeines

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: